Selecione o idioma (Select the language)

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Aprenda a fazer um terrário de cactos

       pixabay.com



Conhecendo os cactos

    Antes de fazer o terrário nós precisamos aprender um pouco sobre os cactos.


  •    O cacto é uma suculenta, portanto consegue armazenar uma quantidade muito grande de água em comparação com outras plantas, e armazena água por um longo período. Por esse motivo, o cacto não necessita ser regado todos os dias e não tolera excesso de água. 



  •    Os espinhos que possuem, foram uma mudança evolutiva para evitar a perda de água pela transpiração das folhas. O tempo de rega irá depender da drenagem da água e da temperatura, no geral, plantas que recebem muito sol, devem ser regadas uma vez por semana e as que recebem pouco sol, somente uma vez a cada duas semanas.



  •   Como os cactos são provenientes de ambiente árido, ou seja, local muito seco e quente, então necessitam de bastante luz direta, portanto o ideal é manter fora de casa ou próximo a uma janela onde a incidência de sol é grande. Mas deve deixar seus cactos pegarem sol fora de casa de vez em quando na semana.




Sinais de que algo não está bem com os seus cactos


  •    Fique atento aos sinais, se sua suculenta está sem brilho é sinal de que precisa de sol, o mesmo se elas estiverem com crescimento desigual, crescendo tortas, também é um indicativo da necessidade de sol. Se estiverem murchas, é sinal de que estão desidratadas e precisam de um "pouco" de água.




Plantio do cacto


  •     No plantio o ideal é colocar pedras de argila no vaso para drenar a água, especialmente quando o vaso é de vidro. Caso não coloque a argila para drenar, tome cuidado para não regar muito os seus cactos, senão vai armazenar muita água no vaso, apodrecendo a raiz e matando a planta. 




    Agora que já conhece um pouco mais sobre os cactos, é só escolher os seus cactos favoritos. Após a escolha dos seus cactos, vaso, areias ou pedras coloridas, aprenda a fazer o seu terrário nos links a seguir:




Veja outros modelos de terrários de cactos para te inspirar a fazer o seu


    Alguns terrários a seguir possuem outras suculentas além dos cactos, você pode juntar os cactos com outras suculentas, pois elas tem as mesmas necessidades e cuidados que os cactos. Também tem terrários com suculentas que não são cactos mas servem como inspiração.


Terrários com areia colorida, use a criatividade para criar desenhos diferentes. Lembrando que para esse efeito o vaso precisa ser de vidro para aparecer as cores e os desenhos.










Terrário suspenso






Outros terrários em vasos de vidro, barro, cerâmica ou porcelana 






















E você, já fez seu terrário? Se tiver alguma sugestão, comente!

Veja mais sobre vantagens e desvantagens dos cactos aqui.


Obs: os devidos créditos estão nas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário